sexta-feira, 31 de julho de 2009

Panorama do Mercado no Brasil

RERIGERANTES
De acordo com os últimos números consolidados pela ABIR, o consumo de refrigerantes no Brasil atingiu 13,6 bilhões de litros, em 2007. Já em 2008, apresentou crescimento superior a 4%, atingindo 14,1 milhões de litros consumidos.
SUCOS
De 2005 para cá, tem ocorrido um contínuo crescimento do consumo de bebidas prontas, incluindo sucos e néctares, passando de 333 mil litros para 477 mil litros.
Ao analisarmos este dados, nos deparamos com uma inversão de valores, temos mais consumo de Refrigerantes do que Suco, isso se deve a diversos fatores, tais quais, educação, praticidade, propaganda e em alguns casos até o valor. Repare que é mais comum chegarmos em um estabelecimento e automaticamente pedirmos por uma determinada marca de refrigerante (sem nem ao menos perguntar o valor), do que pedirmos um copo de Suco de laranja por exemplo, o qual é muito mais saudável.Obviamente o investimento das grandes indústrias em propaganda, nos impulsiona a consumir os produtos, seja pela embalagem, praticidade, promoções ou apelo institucional. Somos bombardeados pela mídia por ações de marketing desde criança e com isso, aprendemos a valorizar mais este tipo de produto. Já no que tange ao segmento dos Sucos naturais, a realidade ainda é diferente, não se vë muita propaganda (para não dizer nenhuma) de incentivo ao consumo, enfatizando os benefícios a saúde etc. Um dado interessante: o Brasil, detém 50% da produção mundial de suco de laranja, sendo que apenas 3% ficam no mercado interno. Ou seja, temos frutas para dar e vender e ainda assim não aproveitamos.Contudo, o objetivo deste Blog, volto a frisar, é conscientizar a todos da importäncia do consumo de frutas, seja in natura ou suco, para mudarmos este cenário. Pois ainda haverá um dia em que orgulhosamente pediremos um suco, sem ao menos nos importar com o valor e sim com a nossa saúde. COMA MAIS FRUTA.
Fontes
AgraFNP
ABIR
TodaFruta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário